5 dicas essenciais para melhorar a gestão de pessoas

ProMoveMelhorias de Processo5 dicas essenciais para melhorar a gestão de pessoas
gestão de pessoas

Contar com times motivados e eficientes é o sonho de toda empresa, mas nem todas querem ou sabem como investir para alcançar esse objetivo. Muitas ignoram as estratégias de gestão de pessoas, não estabelecem reuniões periódicas para feedbacks e não valorizam seus profissionais financeiramente.

Para não cometer esses erros, é importante saber o que pode ser feito para que as equipes sejam montadas e geridas da melhor maneira possível. Por isso, separamos, neste post, 5 dicas muito valiosas para qualquer gestor, independentemente do segmento de atuação. Confira!

1. Invista na capacitação dos colaboradores

Além de poder contar com profissionais atualizados e que conhecem as principais novidades do mercado, os treinamentos também proporcionam motivação aos colaboradores — já que as pessoas entendem que seus potenciais são percebidos pela empresa quando recebem a oportunidade de se aprimorarem profissionalmente.

Além disso, trabalhadores que enxergam potencial de crescimento tendem a recusar propostas da concorrência, já que realmente gostam do ambiente em que estão.

2. Crie processos seletivos eficientes

É durante a contratação que a empresa tem a oportunidade de conhecer o perfil do candidato. Por isso, aproveite ao máximo esse período! Conte com uma equipe de gestão de pessoas altamente capacitada para encontrar talentos (principalmente os que ainda não foram lapidados).

Ao não encontrar o perfil ideal, algumas empresas contratam o “menos pior” de um grupo de candidatos, quando na verdade deveriam formar outro grupo e admitir apenas aqueles que realmente atingem as expectativas técnicas e culturais esperadas.

3. Dê feedbacks com frequência

Muitos funcionários não alcançam as expectativas da gerência simplesmente porque ainda não perceberam que estão abaixo do esperado. É importante que a liderança guie os colaboradores por meio dos feedbacks, para que saibam se estão indo no caminho certo ou não.

Lembre-se, também, de que é importante não poupar elogios. Feedbacks positivos são o maior combustível de funcionários motivados! E não se esqueça da regra de ouro: broncas são dadas individualmente e elogios são feitos publicamente.

Blog Banner ProMove Online CoachingPowered by Rock Convert

Os feedbacks também mostram aos colaboradores que tudo o que fazem está sendo observado por alguém; consequentemente, notam que as promoções dependem apenas de seu próprio desempenho.

4. Revise remunerações e pagamentos

Colaboradores que possuem salário condizente com o mercado custam menos do que os processos de turnover, visto que a maioria das desmotivações e demissões ocorre por causa de salários desatualizados.

Ao perceberem que estão ganhando menos do que o mercado oferece, alguns profissionais entendem que não estão recebendo o devido valor internamente (e, de fato, eles têm razão).

O ideal é que, periodicamente, todos os salários sejam revisados, e os colaboradores mais competentes e dedicados sejam gratificados por seus resultados. Dessa forma, todos notarão que podem galgar uma carreira promissora e dificilmente abandonarão o ambiente de trabalho para se unirem ao concorrente.

5. Invista em tecnologias para gestão de pessoas

Existem diversas soluções tecnológicas criadas especialmente para a melhoria de processos seletivos e aprendizagem. Com programas mais transparentes e eficientes, o engajamento das equipes acontece de forma natural, afinal, fica claro que a empresa busca sempre capacitar aqueles que demonstram ter potencial.

Além disso, existe uma geração que está chegando ao mercado de trabalho que é totalmente vinculada à tecnologia. Desse modo, as empresas que não se adaptarem a esses profissionais ficarão em desvantagem.

O importante é buscar pessoas que queiram crescer junto com a corporação e deixar bem claro que o sucesso dos profissionais também faz parte dos objetivos da empresa. Só assim será possível gerir equipes vencedoras.

Além de todas as dicas citadas, o que você acha que não pode faltar em uma empresa para que a gestão de pessoas seja feita de maneira eficiente? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Sobre o Autor

Consultor em Melhoria de Processos na ProMove. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Possui experiência em melhoria de processos, gerência de projetos e coordenação de equipes de consultoria. É consultor na implantação de processos aderentes aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Atuou na concepção/desenvolvimento de um framework na linguagem .Net. É certificado ITIL v3 Foundation. É instrutor credenciado dos cursos de capacitação do modelo MPS. É implementador credenciado do modelo MPS para Software e MPS para Serviços. É avaliador líder experiente do modelo MPS para Software e Serviços. É avaliador líder do modelo CERTICS.